A Associação dos Municípios da Região Centro (AM Centro) publicou, nesta segunda-feira, um novo decreto que flexibiliza algumas regras e protocolos em Santa Maria e nos municípios da região. As regras começam a valer a partir desta terça-feira. Outra previsão do decreto é liberar os festejos farroupilhas com algumas limitações: as pistas de danças ficam proibidas, somente é liberada apresentação artística de grupos de dança nos palcos. Os almoços e jantares nos CTGs estão permitidos (veja os detalhes abaixo).
BARES E RESTAURANTES
Entre as mudanças, está o horário de funcionamento de bares e restaurantes, que vão poder ficar abertos até 1h. Os clientes podem entrar nos lugares até 23h. Antes, os clientes poderiam ingressar no estabelecimento até 22h, e os locais tinham de encerrar o atendimento até meia-noite. O mesmo segmento também tem outra mudança: o horário de música ao vivo, que agora pode ser tocada entre 11h e meia-noite. Antes, era até 23h.
Os bares e restaurantes das cidades da região da AM Centro são obrigados a manter a ventilação cruzada (porta e/ou janelas abertas). A obrigatoriedade foi retirada pelo governo estadual, mas é regra no decreto da região.
A decisão foi recebida com entusiamo pelo proprietário do Dom Zé Bar, Ricardo Tourrucco, 42 anos. Desde que a música ao vivo voltou a ser permitida em estabelecimentos santa-marienses no inicio de julho, o local tem trabalho com aproximadamente 30% da capacidade total, que seria de 177 pessoas. Para Tourrucco, cada avanço nesta situação é uma chance de quitar as dividas resultantes do período sem atividades.
-Depois de um ano e meio sem poder trabalhar, cada minuto a mais é uma oportunidade de gerar mais renda. Porque, com as contas que ficaram para trás, está difícil. Estamos na espera de que volte a normalidade, nem que seja o tempo de trabalho. Porque, além de ser reduzida a capacidade, foi reduzido o tempo. Então, no minimo, esperamos poder cumprir com o horário que está no alvará - afirma.
Ainda de acordo com o empresário, apesar da expansão passar a valer a partir desta terça-feira, data em que o bar promoverá o show cantor sertanejo Robson Souza, o horário da apresentação deve seguir o mesmo.
-Vamos manter o horário e depois, estipular se irão tocar até o meia-noite ou se deixaremos som mecânico. Até para as pessoas se adaptarem, porque elas já se adaptaram a chegar mais cedo - comenta ele, enfatizando que a apresentação deve ocorrer das 21h às 23h como o divulgado anteriormente.